O que são exoplanetas? - FNScience

Resultado de imagem para exoplanetas

Exoplanetas são planetas que orbitam uma estrela que não é o nosso Sol, eles são planetas que se localizam em outro sistema planetário. Até o final da década de 80, ainda não tinham sidos detectados nenhum dos exoplanetas, já que né, naquela época a tecnologia era muito inferior do que a de atualmente.

Uma coisa que era muito usado nos anos 40 para detectar exoplanetas, era a "Astrometria", um dos ramos mais antigos da Astronomia, este método funciona a partir da medição precisa da posição da estrela no céu para determinar se ela se move devido ao "arrasto" de um planeta que a orbita.

Um planeta com a mesma massa de Júpiter, tem 1 bilhão de vezes menos luminosidade que o Sol, por conta disso até nos dia de hoje é difícil detectar um exoplaneta.

Em 1989 foi descoberto o primeiro exoplaneta, quando as velocidades radiais e HD 114762 (possível sistema estelar binário) e possível estrela binária, foram explicadas como uma massa substelar que causava um efeito gravitacional, bem provável que tenha sido um gigante gasoso com a massa de 2 à 3 vezes maior que Júpiter.

A Alrai, que no caso são as estrelas binárias, já tinham sido estudadas em artigos anteriores, mas não tinham dado explicações sobre o companheiro planetário que causava as variações de velocidade.

Mas em 1992 saíram artigos dizendo que não haviam dados concretos o suficiente para provar que era um planeta, mas conseguiram provar o contrário dois anos depois, usando técnicas ''mais perfeitas''.
Considera-se que o companheiro da HD 114762 era uma estrela com uma órbita muito baixa.

O primeiro planeta extra-solar definitivo descoberto ao redor de uma estrela da sequência principal (51 Pegasi) foi anunciado em 6 de Outubro de 1995 por Michel Mayor e Didier Queloz da Universidade de Genebra.

Muitos estudos apontam que existem milhões de cometas nesse planetas extra-solares.

Astrônomos identificaram os dois menores exoplanetas mais similares à Terra localizados fora do Sistema Solar. Esses orbitam em torno da estrela Kepler-20 situada cerca de mil anos-luz de nosso planeta na constelação da Lyra.

Os planetas, Kepler-20 e Kepler-20 f, têm, seus diâmetros 1,03 e 0,87 vezes o da terra. Até então o menor exoplaneta localizado fora do sistema solar era Kepler-10b, com diâmetro 1,42 vezes o da terra.

Como apontou o Dr. François Frassin do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics de Cambridge (Massachusetts):

"O primeiro desses planetas tem um diâmetro somente 3% maior que o da Terra, o que o faz o objeto mais similar à Terra em todo o Universo. O segundo tem seu diâmetro 13% menor que o da Terra, cerca de 11 300 km, sendo também menor que Vênus, sendo de fato o menor corpo planetário já localizado em órbita de qualquer outra estrela similar ao Sol."

Os maiores descobridores de exoplanetas, os astrofísicos William Borucki, Stéphane Udry e Geoffrey Marcy, localizaram mais da metade dos 767 desses corpos celestes já localizados. Essas buscas se iniciaram na década de 1970, cresceu na seguinte e deslanchou definitivamente em 1995, quando o astrofísico suíço Michel Mayor encontrou o primeiro desses distantes corpos celestes, 51 Pegasi b, a 50 anos-luz da Terra, constelação de Pegasus.






Comentários